Alimentação saudável no churrasco

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A tradição do churrasco vai além de uma farta e saborosa refeição e um saboroso churrasco. Juntar a família e os amigos é um hábito entre os brasileiros que não abrem mão desse momento de lazer. Aliás, quem não gosta de uma boa carne regado a bebidas e aperitivos? A boa notícia é que, de forma moderada, também é possível manter uma alimentação saudável no churrasco.

Para quem briga com a balança ou se preocupa com a saúde, a principal preocupação que existem em relação ao churrasco é o excesso. O grande consumo de bebidas, de alimentos gordurosos e altamente calóricos assustam algumas pessoas.

O segredo, no entanto, está em reduzir aquilo que é menos tolerado pelo corpo, como a gordura e o sal.

Então, por que não mudar isso?

Já experimentou trocar o sal por temperos? Eles não só melhoram o sabor do prato, como também trazem benefícios à saúde. E o melhor: existem inúmeras possibilidades. Tempero australiano, de hortelã, molho artesanal entre outros.

Quanto à gordura, a carne de churrasco absorve menos gordura que a carne de panela.

Ou seja, para uma alimentação saudável, é necessário tomar cuidado com as carnes que acumulam muita gordura entre as fibras, porque elas são mais complicadas de serem eliminadas. Com a maminha e a fraldinha, por exemplo, é mais fácil de separar a gordura. Da mesma forma acontece com a picanha.

Outras dicas

É inegável que a grande estrela do churrasco é a carne. Mas se a ideia é ter uma alimentação saudável, uma alternativa é combinar o seu espeto com tomate, abóbora ou cebola.

O mesmo pode ser feito com berinjela, pimentão, cenoura entre outros ingredientes. Fica muito gostoso e torna sua refeição mais saudável.

Outra estratégia bastante comum é alternar o consumo de bebidas alcoólicas com um suco de frutas cítricas. Além de reidratar o corpo, são diversos sabores e eles têm propriedades muito úteis durante o churrasco.

A carne bem passada

Quem gosta da carne tostada, quase um carvão de bem passada, também deve tomar cuidado para não exagerar, porque quanto mais passada ela for, mais ela vai liberar substâncias tóxicas.

Dê preferência a carne ao ponto, sem sangue ao cortar. Além de ser mais saudável, tem um gosto mais natural.

Viu como é possível manter uma alimentação saudável no churrasco? São muitas possibilidades e o mais importante é saber equilibrar. Por que não experimentar fazer também um churrasco gourmet ?

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